... Inferno de Delícias



O lançamento do filme "A Visita ao Estúdio" foi o ponto de partida para a concepção desta exposição. O artista finlandês Kristofer Paetau é recebido pelos artistas da casa – Natali Tubechlak, Robson, Zé Carlos Garcia e Hugo Richard.

No Rio há mais de um ano, o artista Kristofer Paetau estréia seu mais recente trabalho, "A Visita ao Estúdio". O filme foi gravado em 2008 no Barracão Maravilha com dois atores nos papéis principais: "O artista desesperado", Kristofer Paetau, e "o travesti colecionador de arte", Dandara.

As obras dos artistas do Barracão Maravilha presentes na exposição foram realizadas para a ocasião. E o convite ao Solange Tô Aberta!, proposto pelo próprio Kristofer, não poderia ser mais adequado.

Em que diverte e em que faz pensar este inferninho de delícias recriado na Terra?É o que motiva o convite: venha conhecer!


NO PROGRAMA:

A Visita ao Estúdio – Kristofer Paetau – vídeo & instalação – Co-diretor: Ondrej Brody.O filme de Kristofer Paetau – com a instalação dos objetos utilizados na filmagem – é uma paródia do encontro de um artista desesperado com uma colecionadora de arte. Além disso o filme desconstrói vários relacionamentos de poder, de comunicação e de consumo do mundo de arte. Para adicionar mais um degrau de dificuldade, o artista impôs "a língua universal" do mundo de arte para o ator travesti Dandara (que não fala a língua inglesa). O filme – com cenas explicitas de sexo – é apresentado com legenda em português e dura 9 minutos.


Solange Tô Aberta! – DJ[A], Paulo Belzebitchy, Pedro Costa - música, performance. Produção: Maiza AlmeidaTem como principal intenção contestar, desconstruir e expor situações, costumes, comportamentos e discursos adotados por diferentes segmentos da sociedade. A banda experimenta a música eletrônica através da criação e, também, do uso de samples e bases eletrônicas. As principais fontes são as músicas da cultura de massa e as músicas invisíveis que são feitas para divertir e/ou questionar.


Conceição – Zé Carlos Garcia – escultura.Zé Carlos realiza esculturas em materiais com vida (orgânica, moral ou eticamente). Sua obra parte da manipulação de "corpos" prontos – não somente prontos, mas também mortos, estáticos –, sendo eles naturais ou artificiais, criando seres ou objetos até então inexistentes.


O Homem Lantejoula - Natali Tubenchlak – super-figurinha.A artista aproxima com ironia personagens reais e imaginários com a estética de histórias infantis e quadrinhos. Com cor expressiva, de colorido contraditoriamente contido, além de formas muitas vezes grotescas e situações sombrias, a obra de Natali remete a contextos sociais, infância e família. Nas obras mais recentes da artista as cores vivas e o brilho dos tecidos e lantejoulas reforçam o caráter fantasioso e o kitch enquanto resultados.


Dragão - Robson – desenho.O princípio da produção do artista é o desenho. Que pode aparecer integrado à fotografia, transposto para a linguagem audiovisual ou associado a materiais industrializados.


SERVIÇO:

Exposição: "Do gelo da Escandinávia ao fogo tropical, o Barracão Maravilha recria na Terra um inferno de delícias"

Abertura: 20/11/2008 - 5ª feira - das 17h às 23h

Apresentação de Solange Tô Aberta!: 20/11/2008 às 21h.

Artistas participantes: Kristofer Paetau, Solange Tô Aberta!, Natali Tubenchlak, Robson e Zé Carlos Garcia

Visitação: somente sob agendamento Barracão Maravilha - arte contemporânea

Av. Gomes Freire, 242 - CentroRio de Janeiro - RJ