Escombros Vivos!

Confira abaixo a mega programação que o Barracão Maravilha, Red Semilla Roja, Guerrilha Aberta, Artista de Rua, Bipolares, Cinema Nosso colocarão na rua neste sábado...


Escombros Vivos

Você já parou para ver seu lixo hoje? Quanto das coisas jogadas fora poderiam não estar ali? Essas e outras questões são o ponto de partida para os artistas que participam da exposição “Escombros Vivos” que vai acontecer no Barracão Maravilha no centro do Rio.
Mais que uma exposição tradicional, Escombros Vivos propõe uma série de eventos e instalações realizados de forma colaborativa e dedicados a trocar novas ideias sobre o reaproveitamento e reduzir os estigmas ligados ao lixo, à pobreza e à cultura de rua.
Em sua segunda edição (a primeira ocorreu em Beirute, Líbano, no ano passado), Escombros Vivos, organizado pela rede internacional de artistas Red Semilla Roja, apresenta oito peças de arte feitas com materiais reaproveitados, iniciadas em Portland, EUA, e que viajaram ao Rio onde artistas cariocas estão fisicamente e filosoficamente trabalhando sobre estas mesmas peças para expressar a perspectiva brasileira às coisas descartadas.
A exposição no Barracão Maravilha é a finalização de um período de cinco meses de trabalho no Rio (logo após as obras voltam à sua cidade de origem), e conta com a participação de vários artistas cariocas que ocuparão as ruas do centro antigo do Rio com intervenções e instalações públicas. Partindo do endereço do Barracão, na Av. Gomes Freire, os artistas se espalharão pelo entorno: Rua do Lavradio, Rua do Senado até o Centro de Arte Helio Oiticica. Ali os participantes propõem um diálogo artístico com as outras atividades que ocorrerão na Praça Tiradentes dentro da programação do Viradão Carioca.
As atividades de rua do Escombros Vivos acontecem junto com a abertura da exposição no sábado, dia 06 de junho, das 10h às 17h e fazem parte da programação. O Barracão Maravilha fica na Av. Gomes Freire, 242, sobrado, e a exposição estará no espaço até o dia 14 de junho. A entrada é gratuita.
Artistas e grupos: Ana Isis de Souza, André Pateta, Andrew Lenz, Aparecida de Jesus Moreira, Atelier 302, Banda Caixa Preta, Bruno Big, Cássia Lyrio, Caveman (Jason Ehlers), Chantal James, Cinema Nosso, Coletivo Pague e Leve, Coletivo Tarja Preta, Coletivo 13 Numa Noite, Dana Fenwick, Denne, Emily Katz, Filé de Peixe, Gomo, Jerry Fernando, Josh Seaman, Klutch, Lork, Manoel Pet, Ment, Mereide Medeiros, Nitcho, Rachel Souza, Rafo Castro, Rebecca Pearcy, Rubén e Michelli, Ryan Burns, Taylor Cass Stevenson, Vicente Duque Estrada, Vicky Dekney e Vinicius Longo.
Locais: Barracão Maravilha (exposição), Cinema Nosso (exibição de filmes e debates), Praça Tiradentes, Rua Gomes Freire, Rua do Senado, Rua do Lavradio, Rua Mem de Sá, Rua Visconde do Rio Branco, Praça Tiradentes, Av. Passos, Rua Gonçalves Lêdo e Rua Luís de Camões.
Quando: sábado, dia 06, das 10h às 18h (confira a programação completa abaixo).
ESCOMBROS VIVOS - Programação
10h - Coletivo Tarja Preta – Encontro Bipolares (Raquel Souza e Cássia Lyrio)
Local: Em frente ao Barracão
Atividade: Instalação de móbiles poéticos.
10h – Manoel Pet
Local: Em frente ao Barracão
Atividade: Exposição de objetos criados com pet.
10h30 - Coletivo Tarja Preta – Encontro Bipolares (Palhaço Looooongo)
Local: Barracão Maravilha – circula pelos arredores
Atividade: Palhaço com perna-de-pau.
11h - CDR
Local: Esquina da Lavradio c/ Rua Visc. do Rio Branco
Atividade: Lambe-lambe.
11h30 - Bruno Big, Ment, Nitcho e Rafo Castro
Local: Praça Tiradentes
Atividade: Grafite
12h - Atelier 302
Local: Esquina da Lavradio c/ Rua Visc. do Rio Branco
Atividade: Instalação/abandono de objetos e cacarecos produzidos anteriormente.
13h - 13 Numa Noite
Local: Praça Tiradentes – segue para Barracão Maravilha
Atividade: Construção de um caminho pela limpeza do chão com pasta removedora.
13h30 - Lork
Local: Cinema Nosso
Atividade: Intervenção artística em três portas reaproveitadas.
14h - Gomo
Local: Rua do Senado (entre Lavradio e Gomes Freire)
Atividade: Intervenção “gente pisando gente” – aplicação de silhueta com máscara nas calçadas e no asfalto.
14h30 - Cinema Nosso
Local: Espaço Cinema Nosso (Rua do Rezende, 80 - Lapa)
Atividade: Exibição dos filmes:
- Não Jogue Fora seu Lixo (curta de Bienvenido Gómez e uma produção Iser Vídeo)
- Saneamento Básico (longa metragem de Jorge Furtado)
- e um filme surpresa!
15h - Hugo Richard, Ivan Henriques, Moana Mayall, Natali Tubechlak, Robson, Silvia Leal e Zé Carlos
Local: Praça Tiradentes
Atividade: Desfile de Burro-sem-rabo – concurso para intervenções alegóricas em doze “burros-sem-rabo” e um desfile carnavalesco destes “carros alegóricos” pelas cercanias da Praça Tiradentes, com premiação do melhor trabalho.
15h - Filé de Peixe
Local: Praça Tiradentes
Atividade: Performance Piratão – Piratear videoartes: essa é a proposta do coletivo Filé de Peixe, que em parceria com o grupo Treze Numa Noite, irá deslocar a exibição e acesso a esses trabalhos para as ruas.
15h30 - Pague e Leve Dança
Local: Rua do Lavradio
Atividade: Performances com venda de dança.
ESCOMBROS VIVOS - Participantes:
Red Semilla Roja (EUA):
http://www.redsemillaroja.org/ A Red Semilla Roja é uma rede internacional de artistas que trabalham com fins sociais e comunitários.
Barracão Maravilha (Rio de Janeiro): Instalado em um sobrado centenário do centro antigo do Rio, o Barracão Maravilha é um espaço de arte que propõe a troca, a interlocução entre as diferentes linguagens da produção artística contemporânea carioca. Mais que um lugar de criação, o Barracão é, sobretudo, um espaço de vivência artística.
Guerrilha Aberta e Bipolares (Rio de Janeiro)
http://www.guerrilhaaberta.com/ A Guerrilha Aberta e Bipolares são um pouco de tudo: jornalismo, música, e, sobretudo, arte virado para a rua. O grupo realiza uma serie de intervenções públicas como teatro, musica e arte na rua. Como participantes do Escombros Vivos, também vão estar brincando na rua para dirigir o público à exposição no Barracão Maravilha.
Artista de Rua
http://www.artistaderua.com/ O projeto Artista de Rua.com surgiu como oportunidade para diferentes tipos de artistas de rua se unirem, terem ao seu alcance um canal de troca de experiências, além de contato direto de suas atividades. Esses artistas incluem mágicos, desportistas, mímicos, músicos, entre outros, que fazem da rua o seu palco, alegrando os transeuntes com bom humor. O artista Manoel Pet, que faz arte com garrafa pet, é um dos artistas que participam da exposição de Escombros Vivos. Vários artistas realizarão arte na rua durante a exposição Escombros Vivos.
Cinema Nosso
http://www.cinemanosso.org.br/ O Cinema Nosso é uma organização social, cuja missão institucional é "ampliar o universo cultural e contribuir para o desenvolvimento do senso crítico de crianças, adolescentes e jovens oriundos das classes populares através da linguagem audiovisual.” Em colaboração com os demais grupos participantes, a Cinema Nosso vai mostrar filmes sobre o assunto do lixo e a cultura de rua em sua sede, próxima do Barracão Maravilha.
Coletivo Gomo:
www.gomo.art.brA união de alguns artistas plásticos do Rio de Janeiro resultou em um projeto de arte contemporânea experimental, em que se divide um espaço coletivo para a troca e fomento de saberes, pesquisas visuais, experimentações e ações diversas, com uma característica bem peculiar: generosidade. Dividir experiências é pano de fundo para todo o seu trabalho.
Coletivo Filé de Peixe:
http://filedepeixe.multiply.com/ Realizado por Alex Topini, Felipe Cataldo, Felipe Esteves e Fernanda Antoun, o Filé de Peixe – Cinema ao Vivo tem como propósito levar cinema, música e poesia para as ruas, agregando ao ar livre, no espaço público, novos artistas, moradores de bairro, transeuntes em geral, interferindo na dinâmica cotidiana das pessoas e dos espaços, promovendo em locais onde já se manifestam proeminentes movimentações ligadas ao entretenimento, ao lúdico, arte e cultura como meio de enriquecimento da vivência e das relações humanas.
Coletivo 13 numa noite:
http://trezenumanoite.multiply.com/ Treze numa noite é um coletivo de artistas que surgiu em 2006 através do convite feito pelo coletivo Filé de Peixe para ocupar com intervenções no campo das artes visuais a esquina de uma movimentada rua do bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro. Hoje, a principal proposta do coletivo é estar aberto às novas e diferentes informações e artistas, num movimento autônomo em que os participantes estejam livres para fazer parte do 13 Numa Noite seja como proponentes de trabalho, com colaboração direta ou indireta, com participação ativa na construção e execução de projetos e registros dos mesmos, ou ainda por meio de compartilhamento de textos e idéias.
Coletivo Ateliêr 302:
http://oatelier302.blogspot.com/ O coletivo é composto por 4 integrantes que se instalaram na rua Joaquim Silva na Lapa carioca número 72, Ateliê 302. São eles Jonas Aisengart, Andrei Yurievitch, Jorge Allen e Tahian Bhering.
Leonardo Monteiro “O Lork”:
O trabalho de “O Lork” tem início a partir da sobrevivência com o lixo, junto ao seu pai catando lixo para ganhar a vida. Assim, ele começa a desenvolver sua proposta de interferência nos objetos encontrados no lixo dando vida aos escombros com seu dom artístico.
Para uma lista completa dos artistas cariocas e estadunidenses que participam do Escombros Vivos 2009, consulte o site:
www.redsemillaroja.org/Projects/Live%20Debris/LD2009works.html
Endereços:
Barracão Maravilha arte contemporânea - Av. Gomes Freire, 242 – sobrado
Centro de Arte Hélio Oiticica - Rua Luis de Camões, 68
Cinema Nosso - Rua do Rezende, 80
Praça Tiradentes - Av. Passos e Rua Visc. do Rio Branco.
Ufa!