Instalações de grandes dimensões na Praça Tiradentes

Hugo Richard, Natali Tubenchlak, Robson e Zé Carlos Garcia ocupam a Praça Tiradentes, no centro do Rio, com grandes instalações artísticas neste sábado, dia 24 de abril. A atividade faz parte da programação da segunda edição do Viradão Carioca 2010 evento organizado pela Secretaria de Cultura que prevê a ocupação de toda a cidade com atividades culturais.

Dada as peculiaridades da Praça Tiradentes (o tamanho, o conjunto escultórico, as grades do entorno e o perfil do público passante) os artistas trabalharam com dois focos no desenvolvimento de seus projetos: a monumentalidade e a interatividade.

São três projetos independentes, cada um fruto do desenvolvimento do trabalho do próprio artista. São instalações pensadas para a Praça Tiradentes e para o Viradão. As propostas, apesar de distintas, dialogam entre si na escolha dos materiais, na interatividade, mas, sobretudo, no uso (e abuso) de um mesmo elemento: o ar.

Os trabalhos:

Zé Carlos Garcia | Bola
Construção de uma bola inflável em vinil transparente de grandes dimensões (3m de diâmetro), recheada com penas soltas. A bola ficará solta na praça, sujeita à intervenção por parte do público, que poderá rolar com ela por toda a praça.

Robson | Bandeiras
Confecção de 20 bandeiras em vinil branco de grandes dimensões. Cada bandeira conterá desenhos do artista. 10 bandeiras serão inicialmente dispostas no gradil do entorno da Praça, sujeitas ao movimento dos ventos. As outras 10 serão levadas à Praça no sábado por pessoas que farão performances com as bandeiras, movimentando-as. Ao final das performances as bandeiras serão também dispostas ao longo do gradil da Praça. As bandeiras dispostas o alto e tremulando irão superar uma das principais barreiras que encontramos na praça, o gradil que, com sua altura e cor, interfere na percepção do público que passa pelas ruas adjacentes, isolando o Pólo Contemporâneo Tiradentes da cidade.

Natali Tubenchlak e Hugo Richard | Ambiente Inflável
Criação de um grande ambiente inflável e penetrável em plástico. O ambiente, que é fixo, terá aberturas por onde o público poderá entrar e circular em seu interior. Atividades poderão, inclusive, ser pensadas para ocorrerem dentro do inflável que, apesar de dentro da Praça Tiradentes, cria um ambiente à parte, isolado.