Barracão faz carnaval na África do Sul

O Barracão Maravilha esteve em Johanesburgo, na África do Sul, onde construiu um carro alegórico que foi grande atração do desfile de carnaval realizado na sexta-feira, dia 09/07, em Soweto.

Carnaval em Soweto

Carnaval em Soweto


Para dar conta desta empreitada o Barracão Maravilha, espaço do Rio de Janeiro que desenvolve atividades em arte contemporânea e carnaval, cujo próprio nome é uma referência aos barracões de escola de samba, levou à África do sul um grupo de sete artistas com experiência nos carnavais do Rio, São Paulo, Bahia e no Festival de Parintins.

Para os artistas Zé Carlos Garcia e Robson Viana e o produtor Marcelo Velloso, coordenadores responsáveis pela criação e construção do carro, o projeto não trata apenas de um momento de festa, mas de troca de informações, de tecnologia. Eles levaram para a África todo o processo de construção de um carro alegórico, desde o planejamento, montagem da estrutura, confecção das peças à decoração.

Zé Carlos diz que, em mais de quatorze anos de trabalho nos carnavais do Rio e de São Paulo, nunca tinha vivido um momento como este. Para ele esta é uma experiência inesquecível: “É muito gratificante o interesse que os sul-africanos têm pelo Brasil. A notícia de que a gente estava aqui construindo um carro alegórico correu a vizinhança e diariamente apareceram várias pessoas curiosas para ver o carro, para conhecer um pouco do carnaval brasileiro”, afirma o artista, um dos idealizadores do carro.


Da Amazônia vieram os cinco artistas – Euler, Rai, Casinha, Antonilzo e Jonilton – especializados em pintura de arte, escultura, ferragem e decoração, que montaram o esquema técnico para a construção do carro em poucos dias. Estes jovens artistas são fruto de uma experiência bem sucedida em Parintins, todos estudaram em uma escola técnica voltada para a formação profissional em grandes alegorias, criada pelo Festival.

Para completar o time, foi convidado o artista plástico baiano, Roney George. Com anos de trabalho na elaboração das fantasias para o carnaval de Salvador, ele tem larga experiência em design e produção de moda e na confecção de cenários para espetáculos no Brasil e no exterior. Roney destaca exatamente a iniciativa de montar uma equipe com profissionais de diversos locais e com diferentes formações e vivências profissionais: “É uma profusão de cores, que é a cara do Brasil e da África do Sul”.

Essa miscigenação de influências, bem típica da cultura brasileira, é visivelmente retratada no próprio carro alegórico que tem como tema a brasilidade e sua diversidade cultural e ambiental. Gigantescas borboletas rosas, uma arara, palmeira, tambores, abacaxi e um brasileiríssimo chinelo de dedo, entre outros, com muitas cores e carregadas no brilho, darão aos sul-africanos, e ao mundo, um gostinho da maior festa popular do planeta. Este carro traz, segundo as próprias palavras de Zé Carlos, a potência alegórica da arte brasileira.

Como um bom carro alegórico, não poderiam faltar os destaques. Para isso os artistas fizeram fantasias típicas do carnaval (como uma baiana e uma passista) e convidaram pessoas de Soweto que virão sobre o carro fantasiadas, evoluindo na avenida.

O carro alegórico é a grande atração do desfile de carnaval que ocorre na sexta-feira, dia 09, em Soweto. O bairro ficou conhecido como o principal foco de resistência da população negra na época do regime racista do apartheid e é hoje centro de difusão da cultura sul-africana. O desfile é uma realização do Governo da Província de Gauteng, e terminará com uma grande festa popular com apresentações artísticas na Praça Walter Sisulu.

A iniciativa faz parte do projeto “Expresso Brasil na Copa” que o Ministério da Cultura brasileiro realiza na África do Sul, com produção da Maurício Pessoa Produções.
Últimos retoques

A montagem do carro

O Barracão em Johanesburgo