Espaços Independentes





















Uma das grandes questões da produção artística contemporânea é como manter um espaço de arte independente, isto é, um espaço que não esteja necessariamente ligado ao poder público ou a instituições privadas. A publicação Espaços Independentes chega para construir um panorama que permita ao leitor ver como cinco espaços geridos e administrados por artistas, críticos e curadores conseguem se manter no sistema de arte. O livro parte da documentação das atividades do Ateliê 397 (São Paulo – SP), do Arquipélago (Florianópolis – SC), do Branco do Olho (Recife – PE), do Atelier Subterrânea (Porto Alegre – RS) e do Barracão Maravilha (Rio de Janeiro – RJ).
A publicação dedica um capítulo a cada espaço, procurando investigar como eles funcionam, que tipo de atividades realizam, como se inserem na cidade, como se relacionam com os artistas e de que maneira pensam sua própria atuação. Tudo isso é ilustrado por uma documentação fotográfica dos espaços. E o capítulo final traz ainda um mapeamento dos diversos espaços independentes brasileiros, indicando seus endereços, sites, contatos e atividades.
O livro foi lançado no dia 11 de novembro de 2010, no Ateliê 397. Na ocasião, houve um debate com representantes de vários espaços independentes que funcionam na cidade de São Paulo: Centro de Contracultura de São Paulo - Casa da Grazi, Jambrohouse, Beco da Arte, Casa Tomada, Casa Contemporânea e Casa da Xiclet. Quem foi ao lançamento pode retirar gratuitamente exemplares da publicação.
o livro pode ser lido na íntegra no site do Ateliê 397

Lançamento11/11 (20h30)
Ateliê 397 (Rua Wisard, 397, Vila Madalena, São Paulo – SP)
Entrada gratuita.