No ano de 2010 o Barracão Maravilha foi indicado para visitar e prestar consultoria aos organizadores das festas de carnaval tradicionalmente realizadas na Cidade do Cabo. A indicação foi resultado das atividades de carnaval desenvolvidas pelo Barracão em Soweto durante a Copa do Mundo de Futebol e foi solicitada pelo governo local contando com intermediação da Embaixada Brasileira e da Fundação Palmares. A visita durou de 31 de dezembro de 2010 a 12 de janeiro de 2011.
A proposta central da consultoria era voltada à análise da organização e avaliação de potencialidades dos desfiles de carnaval que ocorrem na noite do dia 31 de dezembro e ao longo do dia 1º de janeiro e resultou na elaboração de um documento extenso e detalhado que apresenta estudo das festas de carnaval do Brasil e da Cidade do Cabo.
As festas de carnaval da Cidade do Cabo, organizadas pelo governo, são realizadas por dois dos principais movimentos culturais independentes da África do Sul: os Minstrels e os Coros Malaios.
Os Minstrels, ou menestréis, são grupos formados por mestiços que não se enquadram necessariamente em nenhum dos principais grupos étnicos que compõem a África do Sul. Os Coros Malaios são compostos por descendentes de imigrantes da Malásia levados à Cidade do Cabo como mão de obra escrava.
Os desfiles de maneira mais organizada, como são conhecidos hoje, surgiram há aproximadamente cem anos como um desdobramento de uma grande festa popular que ocorria no primeiro dia, ou nos primeiros dias, do ano entre os escravos. As comemorações do ano novo consistiam, provavelmente, no único período de “liberdade”, algo como um dia feriado para a mão de obra cativa, que podia sair às ruas para confraternizar. Com a abolição da escravidão no Séc. XIX, a tradição foi mantida e a festa passou a celebrar a liberdade, comemorando-se o “Dia da Emancipação” e o “Ano Novo”.
No final do Séc. XIX trupes de menestréis norte-americanas visitam a África do Sul. Conhecidos como Blackface, suas performances, além de um forte componente racial, traziam uma nova melodia e instrumentos que logo conquistaram a população mestiça da Cidade do Cabo. Acredita-se que este encontro seja a grande influência que marca o caráter musical e visual que o desfile mantém até os dias de hoje.
Resumidamente as festividades do Carnaval de Ano Novo, ou o Minstrels Carnival, da Cidade do Cabo atualmente é a junção de três grandes movimentos culturais: a marcha noturna dos Coros Malaios, que ocorre no centro da cidade na noite do dia 31 de dezembro; as trupes de Menestréis que desfilas pelas mesmas ruas ao longo do primeiro, ou do segundo dia, do ano; e as competições entre os coros malaios, as trupes de menestréis e bandas de Natal que ocorrem ao longo dos meses de janeiro, fevereiro e março nos estádios dos subúrbios da cidade. Todos estes eventos atraem milhares de espectadores, essencialmente de moradores das comunidades onde os grupos tem origem.
A colaboração dos Artistas do foi muito bem recebida por todos os representantes do governo e da sociedade civil que de alguma forma participam da realização dos desfiles de carnaval da Cidade do Cabo e que participaram das inúmeras reuniões, entrevistas e palestras realizadas e teve grande repercussão na mídia local.
para mais detalhes sobre as festividades de carnaval da Cidade do Cabo recomendamos o seguinte endereço: http://www.johnedwinmason.typepad.com/