Diagnóstico para Indie.GESTÃO – Residência de Espaços Autônomos


Selecionado para projeto nacional de residência artística, Barracão Maravilha realiza bate-papo aberto sobre gestão de espaços independentes.

Contemplados pela 10ª edição do Prêmio Rede Nacional da Funarte, o Ateliê Aberto, de Campinas, e o JA.CA (Jardim Canadá Centro de Arte e Tecnologia), de Belo Horizonte, realizaram em março deste ano uma ampla convocatória aberta a gestores de centros artísticos autônomos de qualquer parte do território brasileiro.

A partir dessa convocatória, foram selecionados para o programa de residência artística “Diagnóstico para Indie.GESTÃO” os gestores de cinco espaços independentes do país: Barracão Maravilha Arte Contemporânea (Rio de Janeiro/RJ), Elefante Centro Cultural (Brasília/DF), Atelier do Porto (Belém/PA), Grafatório (Londrina/PR) e Espaço Fonte (Recife/PE).

"Esta é uma oportunidade de refletir e debater com outros espaços independentes sobre suas singularidades e permitir o fortalecimento de uma rede colaborativa onde se compartilham os recursos disponíveis, tanto materiais quanto humanos.’’ Silvia Leal – Artista associada do Barracão Maravilha



Mapeamento de práticas e táticas. O programa “Diagnóstico para Indie.GESTÃO – Residência de Espaços Autônomos” tem como objetivo investigar as variadas práticas e táticas de gestão criadas por centros artísticos independentes, considerando os diferentes contextos de ação que caracterizam a realidade brasileira.

“O nome dado ao projeto sugere que o processo de trabalho a ser realizado se relacione com o universo da culinária. A hora das refeições, de cozinhar juntos, de trocar receitas, de colocar uma pitada na discussão, de buscar novos temperos entre a especificidade de cada um dos espaços, de sentar à mesa. Um campo de negociação, de novas táticas, de aproximação e afetividade, buscando estratégias para alimentarmos novos processos de sobrevivência", diz Samantha Moreira, fundadora do Ateliê Aberto – espaço independente criado em 1997 e consolidado, hoje, como um dos mais antigos do país.

Em busca de outras experiências, sejam elas duradouras ou ainda recentes, o edital selecionou cinco centros artísticos autônomos sediados em diferentes regiões geográficas do país. “A gestão está relacionada com os recursos, isto é com os ingredientes disponíveis no entorno – o contexto regional influencia diretamente na forma como as iniciativas são pensadas e viabilizadas. Acreditamos que os problemas enfrentados por gestores de espaços artísticos de todos país sejam parecidos, mas as soluções encontradas para resolvê-los são diferentes em cada região. É isto que pretendemos pesquisar, discutir e compartilhar nesta residência”, diz Joana Meniconi, coordenadora executiva do JA.CA.