O TEMPO DA PRETENSÃO
HOUVE UM TEMPO EM QUE A ARTE ERA UMA PRÁTICA INTRINSECAMENTE UNIDA ÀS NECESSIDADES DE CONHECER PARA VIVER E SOBREVIVER. MUITO DISSO, E SERIA AGORA DESNECESSÁRIO PENSAR EM QUANTO, DEIXOU DE SER QUANDO AS REDES DE CONHECIMENTO SE FRAGMENTARAM E SE PULVERIZARAM NUMA ATMOSFERA DE DESAMPARO E INCERTEZAS NO QUE DIZ RESPEITO AO CONHECIMENTO DA VIDA A DO VIVER NO MUNDO.
OS ARTISTAS DO BARRACÃO MARAVILHA ABRIRAM AS PORTAS DO SEU “BARRACÃO” COM A PRETENSÃO DE REENCONTRAR ESSA LIGAÇÃO DA ARTE COM O CONHECIMENTO DIRETO DA VIDA. O QUE PRETENDEM É DE GRANDE MONTA E POR ISSO BUSCARAM FAZÊ-LO DESDE O NOME, QUANDO ENCONTRARAM DIFICULDADES PARA DEFINIR A SUA AÇÃO, OPTANDO PELO CLASSIFICATIVO QUE AGORA CONHECEMOS (BARRACÃO MARAVILHA). GALERIA, ESTÚDIO, ATELIÊR? NENHUMA CLASSIFICAÇÃO DAVA AMPARO CONCEITUAL AO QUE LHES MOVIA.
ATÉ O MOMENTO DESTA CELEBRAÇÃO, O RESULTADO PARA TUDO O QUE PRETENDEM CARECE DA MAIS IMPLACÁVEL EXPERIÊNCIA DOS SENTIDOS DO HOMEM: TEMPO.
AARON MACHADO
CRÍTICO DE ARTE
ESTÉTICA DA FELICIDADE
A FESTA É A IMAGEM DA FELICIDADE?
EXISTEM MUITAS RESPOSTAS PARA ESSA QUESTÃO. E SEM DESLIGAR O PENSAMENTO DAS ATIVIDADES O BARRACÃO MARAVILHA ACIONA OS SENTIDOS DE MANEIRA MUITO COLORIDA, NUM MOVIMENTO QUE SE PRECIPITA CONSCIENTEMENTE EM MUITAS DIREÇÕES, À BEIRA DO SAUDÁVEL DESCONTROLE E SEM O VÍCIO PELA ASSEPSIA EXAGERADA DAS LOJAS DE OBJETOS ARTÍSTICOS. DE ONDE, ENTÃO, ESPERAM SURGIR UM SENTIDO EMOCIONAL PARA A ARTE QUANDO RELACIONAM MUITAS DAS SUAS VERTENTES ATUAIS, DE FORMA PARTICULARMENTE FESTIVA, NOS EVENTOS QUE REALIZAM.
BRANCHUR
FILÓSOFO