Instalações de grandes dimensões na Praça Tiradentes

Hugo Richard, Natali Tubenchlak, Robson e Zé Carlos Garcia ocupam a Praça Tiradentes, no centro do Rio, com grandes instalações artísticas neste sábado, dia 24 de abril. A atividade faz parte da programação da segunda edição do Viradão Carioca 2010 evento organizado pela Secretaria de Cultura que prevê a ocupação de toda a cidade com atividades culturais.

Dada as peculiaridades da Praça Tiradentes (o tamanho, o conjunto escultórico, as grades do entorno e o perfil do público passante) os artistas trabalharam com dois focos no desenvolvimento de seus projetos: a monumentalidade e a interatividade.

São três projetos independentes, cada um fruto do desenvolvimento do trabalho do próprio artista. São instalações pensadas para a Praça Tiradentes e para o Viradão. As propostas, apesar de distintas, dialogam entre si na escolha dos materiais, na interatividade, mas, sobretudo, no uso (e abuso) de um mesmo elemento: o ar.

Os trabalhos:

Zé Carlos Garcia | Bola
Construção de uma bola inflável em vinil transparente de grandes dimensões (3m de diâmetro), recheada com penas soltas. A bola ficará solta na praça, sujeita à intervenção por parte do público, que poderá rolar com ela por toda a praça.

Robson | Bandeiras
Confecção de 20 bandeiras em vinil branco de grandes dimensões. Cada bandeira conterá desenhos do artista. 10 bandeiras serão inicialmente dispostas no gradil do entorno da Praça, sujeitas ao movimento dos ventos. As outras 10 serão levadas à Praça no sábado por pessoas que farão performances com as bandeiras, movimentando-as. Ao final das performances as bandeiras serão também dispostas ao longo do gradil da Praça. As bandeiras dispostas o alto e tremulando irão superar uma das principais barreiras que encontramos na praça, o gradil que, com sua altura e cor, interfere na percepção do público que passa pelas ruas adjacentes, isolando o Pólo Contemporâneo Tiradentes da cidade.

Natali Tubenchlak e Hugo Richard | Ambiente Inflável
Criação de um grande ambiente inflável e penetrável em plástico. O ambiente, que é fixo, terá aberturas por onde o público poderá entrar e circular em seu interior. Atividades poderão, inclusive, ser pensadas para ocorrerem dentro do inflável que, apesar de dentro da Praça Tiradentes, cria um ambiente à parte, isolado.

Zé Carlos: Hereditários

Zé Carlos realiza a individual Hereditários na Durex. A exposição traz trabalhos inéditos do artista. Abertura sábado, 17 de abril, das 16h às 20h.

Hereditários
Durex Arte Contemporânea
Pça. Tiradentes, 85 - sobrado - Rio de Janeiro
de 17 de abril a 28 de maio
www.durexart.com
www.zecarlosgarcia.com



Reflexionário, de Lucila Gradin

Veja o vídeo do Reflexionário, de Lucila Gradin: http://www.youtube.com/watch?v=8uLZ6bY5JnM.

O vídeo foi realizado no Rio de Janeiro em abril de 2010. Refexionário participa da exposição cuaresma, que está no Barracão Maravilha até 25 de abril.

cuaresma


O Barracão Maravilha recebe, até 20 de abril, o projeto A.L.A. artistas en latinoamérica com a mostra "cuaresma". Participam os artistas Guga Ferraz, Lucila Gradin, Nicolás Grum, Victor Muñoz, Seth Wulsin, Fernanda Vilella, Pablo Rosales, Alexandre Vogler e Ducha.



cuaresma

Nos reunimos en Rio de Janeiro durante la época de cuaresma para una tercera experiencia del proyecto Artistas en Latinoamérica. Interpretamos cuaresma como un estadio de reflexión, buscando cruces entre lo cotidiano y lo ritual entendiéndolo como gestos culturales y no como aspiraciones espirituales desde lo doctrinario.

La primera instancia, I love Latinoamérica ocurrió en bs as el 26 de marzo del 2010 en el espacio “this is not a gallery”, luego en octubre del mismo año se realizó la siguiente exhibición llamada Maracanazo, subte, Centro Municipal de exposiciones, Montevideo Uruguay.

Los artistas que participan de A.L.A , Artistas en Latinoamérica son: Guga Ferraz (bra), Lucila Gradin (arg), Nicolás Grum (chi), Victor Muñoz (col), Seth Wulsin (usa) y Fernanda Vilella (arg). Artistas invitados para cuaresma: Pablo Rosales (arg), Alexandre Vogler (bra) y Ducha (bra).


cuaresma

Nos reunimos no Rio de Janeiro durante o período da quaresma para uma terceira experiência do projeto “Artistas em Latinoamérica”. Entendemos cuaresma (quaresma) como um espaço de reflexão, buscando interseções entre o cotidiano e o ritual, entendidos como gestos culturais e não como aspirações espirituais doutrinárias.

O primeiro encontro, “I Love latinoamerica”, ocorreu em Buenos Aires em 26 de março de 2009 no espçao “this is not a gallery”. Em outubro do mesmo ano aconteceu a segunda exposição, chamada “Maracanazo”, no Centro Municipal de Exposições em Motevidéu, Uruguai.

Os artistas que participam de A.L.A. – Artistas em Latinoamérica – são: Guga Ferraz (bra), Lucila Gradin (arg), Nicolás Grum (chi), Victor Muñoz (col), Seth Wulsin (usa) e Fernanda Vilella (arg). Artistas convidados para cuaresma: Pablo Rosales (arg), Alexandre Vogler (bra) e Ducha (bra).


Algumas imagens da mostra (fotos de Lucila Gradin):

Victor Muñoz
Lucila Gradin

Alexandre Vogler
Guga Ferraz


Vivtor Muñoz
Ducha
Pablo Rosales
Guga Ferraz